O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


29 de Abril de 2008

Reunião no dia 29 de Abril, com os elementos do Grupo de Projecto. Tratámos essencialmente da temática que iríamos abordar na elaboração do nosso Projecto, em parcería com a OCRE. Concluímos, que uma possível mostra ou desfile etnográfico, representaría algo de interessante a implementar. Desta forma, avaliámos quais os recursos de que poderímos dispor, para a implementação do mesmo.
A justificação da "Etnografia", relativamente a Castelo de Vide, debruça-se no levantamento das tradições que compõem esta região do Alto Alentejo.

Sem comentários: