O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Formalização para o pedido de verbas

Exmo(a). Senhor(a)
No âmbito da Unidade Curricular de Projecto do terceiro ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre foi-nos proposto a realização de um projecto de cariz comunitário.
Efectivamente, urge a criação de pontes entre a Escola e a comunidade para que a contribuição dos estudantes seja efectiva e vá ao encontro das necessidades das populações locais promovendo o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos endógenos. Esta ligação torna-se ainda mais pertinente no contexto geográfico e social em que estamos inseridos - Alto Alentejo - interior do país que apesar dos problemas que o caracterizam é também, uma zona de inúmeras potencialidades, daí que a nossa escolha tenha recaído sobre uma associação sedeada em Castelo de Vide cujo âmbito de intervenção se alarga ao norte alentejano.
O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade. É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura. Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.
O projecto “Arte Nossa” irá decorrer na tarde de 30 de Maio e na manhã de 31 do respectivo mês, no presente ano. Assim, durante a manhã haverá uma pequena palestra intitulada “Ofícios do passado, autenticidade no futuro” que terá dois oradores, devendo um deles estar ligado aos antigos ofícios de Castelo de Vide, com o intuito de debater-se a importância dos mesmos enquanto forte potenciador de desenvolvimento local e regional, esclarecendo-se portanto a necessidade imperiosa da sua valorização, porquanto apelam à genuinidade e autenticidade da região. Este seminário tem, entao, como objectivo consciencializar a população quer sobre a importância que estes ofícios assumiram no passado, quer enquanto alavanca no que concerne a futura revitalização destas questões, tal como do “saber-fazer", de grande utilidade prática para a população. Por sua vez, durante a manha do dia 31, estabelecer-se-à um circuito pela vila que comporta uma mostra viva de alguns dos ofícios característicos da mesma (pregoeiro, barbeiro, bordadeira, arte campestre, ferro forjado, boleira e tipógrafo), a fim de estabelecer um contacto directo entre a realidade apresentada que já não é a realidade actual. O circuito irá decorrer da seguinte forma: Primeiramente haverá na praça de D. PedroV um pregoeiro (primeiro ofício) que irá apregoando sobre as actividades a decorrer, enquanto entrega folhetos que contêm informação acerca do ofício já extinto e sobre o projecto que o contempla. De seguida, as pessoas dirigem-se livremente a outros locais que estão assinalados no mapa que consta nos folhetos. Em cada local estará um mestre de cada ofício que o demonstrará e explicará, bem como uma breve biografia dos próprios artífices.
É neste contexto, e por se tratar de um projecto sem fins lucrativos em que os custos rondaram os 400 € que pedimos a vossa excelência que nos apoiasse a este nível com o contributo que pudesse prestar de forma a podermos concluir o projecto final de curso.
Para mais informação à cerca do projecto poderá consultar o nosso blogue em
http://www.artemaisnossa.blogspot.com/ ou contactar-nos no seguinte e-mail animaese@gmail.com ou pelos telefones 917493751 Liliana Ferreira ou 964689374 Tiago Trindade

Sem outro assunto de momento, aguardamos uma resposta brevemente
Subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.
Atenciosamente
Portalegre, 19 de Maio de 2008

Sem comentários: