O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Caracterização da instituição


A OCRE – Associação para a Valorização do Ambiente, Cultura, Património e Lazer é uma associação cívica que promove a participação activa dos cidadãos, a fim de encontrar respostas e desenvolver acções que potenciem o desenvolvimento local.
Esta associação foi formalmente constituída em Junho de 1998 e embora as suas actividades tenham sido, primeiramente, dirigidas aos jovens, rapidamente foi desenvolvendo trabalhos com outras faixas etárias, nomeadamante com adultos.

A área de intervenção da Ocre abrange todo o Nordeste Alentejano, no definido pelos concelhos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Arronches, Crato e Nisa. Esta área de intervenção se por um lado é marcada pela riqueza e diversidade caracteristicas do Alentejo, enfrenta igualmente factores que estão associados ao declínio do mundo rural.

As ações desenvolvidas no terreno pela OCRE baseiam-se no diálogo responsável e na tomada de conciência por parte da população local do papel fulcral que desempenham enquanto intervenientes activos na condução do destino da sua comunidade promovendo, deste modo, o desenvolvimento local.

De facto, e tal como consta no capítulo II, artigo nº 2 dos estatutos da OCRE, esta desenvolve a sua acção num espírito de cooperação com outras instituições, implementando projectos e acções alternativas que visam potenciar as especificidades locais e regionais, num intento de salvaguarda e valorização do património natural, cultural, histórico e arquitectónico da região. Esta associão dedica ainda uma importância acrescida no que respeita a necessidade imperiosa de preservar os produtos e as actividades económicas locais que se baseiem na potenciação sustentada dos recursos recursos naturais.
É, portanto, uma associacão que promove as relações intergeracionais, conjuntamente com um apelo constante à necessidade de conjugar a modernidade e a tradição.

Sem comentários: