O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Agradecimentos

Não poderíamos deixar de agradecer a todos aqueles que tornaram este projecto possível, assim, queiramos agradecer a todos os mestres que se disponibilizaram a trabalhar connosco; à D. Esperança Coelho, D. Belmira Branquinho, Sr. Francisco Viegas, Sr. João Marmelo, Sr. Carolino Tapadejo e ao Sr. Manuel Mouta.
Não podemos também de deixar de agradecer à Dr.ª Conceição Cordeiro por todo o material que nos disponibilizou para a investigação bem como, pela sua emocionada apresentação na palestra de dia 30. Ao Mestre Mamede Pedrico pela sua presença e belíssima intervenção na palestra. À esposa do Sr. António Paixão por ter estado presente. À OCRE que colaborou connosco desde o inicio do projecto sendo o seu apoio essencial na sua realização, bem como à Câmara Municipal de Castelo de Vide pela pessoa de António Pita que nos apoiou no projecto disponibilizando todos os espaços e equipamentos necessários à sua concretização.
Os nossos agradecimentos vão também, para a Região de Turismo pelo apoio prestado, assim como para o Posto de Turismo de Castelo de Vide pela forma como nos receberam e colaboraram connosco.
E por fim, mas igualmente importantes queríamos salientar o apoio prestado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pela Escola Superior de Educação de Portalegre. E um agradecimento especial ao Dr. Avelino Bento que orientou este projecto ajudando-nos e incentivando-nos.

Sem comentários: