O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Descrição do Projecto


O projecto “Arte Nosa” irá decorrer na tarde de 30 de Maio e na manhã de 31 do respectivo mês, no presente ano.
Assim, durante a manhã haverá uma pequena palestra intitulada “Ofícios do passado, autenticidade no futuro” que terá dois oradores, devendo um deles estar ligado aos antigos ofícios de Castelo de Vide, com o intuito de debater-se a importância dos mesmos enquanto forte potenciador de desenvolvimento local e regional, esclarecendo-se portanto a necessidade imperiosa da sua valorização, porquanto apelam à genuinidade e autenticidade da região.
Esta palestra tem, entao, como objectivo consciencializar a população quer sobre a importância que estes ofícios assumiram no passado, quer enquanto alavanca no que concerne a futura revitalização destas questões, tal como do “saber-fazer", de grande utilidade prática para a população.
Por sua vez, durante a manha do dia 31, estabelecer-se-à um circuito pela vila que comporta uma mostra viva de alguns dos ofícios característicos da mesma (barbeiro, bordadeira, arte campestre, ferro forjado, boleira e tipógrafo), a fim de estabelecer um contacto directo entre a realidade apresentada que já não é a realidade actual.
O circuito irá decorrer da seguinte forma:
Os visitantes devem dirigir-se, primeiramente ao posto de turismo na praça D. PedroV onde serão informados do percurso e receberão informação geral sobre o projecto e um mapa que terá assinalado o local especifico onde estraão os mestres a trabalhar. De seguida, as pessoas dirigem-se livremente a outros locais que estão assinalados no mapa. Em cada local estará um mestre de cada ofício que o demonstrará e explicará a sua arte como também um folheto com informação quer sobre o mestr quer sobre o seu ofico.
No final da intervenção do dia 31 haverá um jantar de convivio entre os participantes envolvidos no projecto. Deste modo o objectivo deste convivio é promover a interacção entre todos os intervenientes no projecto, especialmente os mestres, os organizadores, os parceiros e amigos. Este terá inicio às 19h e culminará com a presença de todos na Festa de Nossa Senhora da Alegria.

Sem comentários: