O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Localização Geográfica

Castelo de Vide é uma vila com cerca de 5000 habitantes, situada no Alto Alentejo, distrito de Portalegre. É sede de concelho e encontra-se situada aproximadamente a 550 metros de altitude, a 16 km da fronteira Espanhola. O concelho de Castelo de Vide abrange uma área de 264 km quadrados que se encontram repartidos por 4 freguesias (Sº João Baptista, Santa Maria da Devesa, Santiago Maior, localizadas na sede de concelho, e, Nª. Sª. da Graça à localidade de Povoa e Meadas).
O concelho de Castelo de vide faz fronteira com os concelhos de Nisa, Portalegre e Marvão. Castelo de Vide fica situado no interior de Portugal, perto de Espanha. Em frente da vila de Castelo de Vide fica a serra de S. Paulo, integrada no Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Sem comentários: