O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Sobre a vila

Castelo de Vide, a vilazinha medieval, cidadezinha moderna, é sem dúvida peculiar. Desde logo, pelo vasto e riquíssimo património que herdou, quer da arquitectura civil, quer da militar e que em tudo contribuíram para a sua classificação como monumento nacional. Este conjunto patrimonial resulta, então, num centro histórico circunscrito por cerca de 2,5 km de muralhas, que desempenham agora a função de miradouros, possibilitando a contemplação de paisagens absolutamente fabulosas.
Vagueando pelas suas floridas ruelas estreitas e sinuosas, percorrendo desde o Burgo e a Judiaria Medievais até às Praças modernas, constantemente os olhos atentos tropeçarão na imensidão de elementos artísticos e de símbolos que imortalizam a história de outras gentes, a memória de outras culturas.
A riqueza ambiental que envolve Castelo de Vide resultou na sua classificação como parte integrante do Parque Natural da Serra de São Mamede, aliciando os mais aventureiros à realização de percursos que facilitam a descoberta de ambientes maravilhosos.
De facto, toda esta região carrega uma pesada herança cultural, que se transmite de geração em geração, perpetuando a identidade colectiva de um povo que se apresenta tão afável e hospitaleiro.
Através dos vestígios arqueológicos que remontam o paleolítico (menir da meada, necrópole megalítica dos coureleiros, construções de falsa cúpula, várias antas, etc.) confirma-se a presença e permanência de ocupantes na região ao longo de milhares de séculos.
É portanto, indubitavelmente, por todos estes motivos que Castelo de Vide se tem destacado como um destino turístico por excelência, por sua vez, potenciado por todo o património que esta simpática vila consagra.

Sem comentários: