O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Palestra

Palestra "Ofícios do passado, autenticidade no futuro"
Data; 31 de Maio de 2008
Local; Centro Municipal de Cultura (Centro Cultural)
Horário; inicio às 18h
No âmbito da Unidade Curricular de Projecto do terceiro ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre desenvolvemos um projecto intitulado “Arte Nossa” que se prende com a valorização dos ofícios Castelovidenses.
Neste sentido no dia 30 de Maio de 2008 , pelas 18 horas realizar-se-á uma pequena palestra sobre este tema intitulada “Ofícios do passado, autenticidade no futuro”, com o intuito de debater-se a importância dos mesmos enquanto forte potenciador de desenvolvimento local e regional, esclarecendo-se portanto a necessidade imperiosa da sua valorização, porquanto apelam à genuinidade e autenticidade da região. Este seminário tem, então, como objectivo consciencializar a população quer sobre a importância que estes ofícios assumiram no passado, quer enquanto alavanca no que concerne a futura revitalização destas questões, tal como do “saber-fazer", de grande utilidade prática para a população.
Neste sentido, teremos como oradores;
· Drª. Conceição Cordeiro, docente da Escola Superior de Educação que apresentará o tema:”As identidades; artes e ofícios tradicionais”. Esta apresentação consistirá numa reflexão sobre a importância deste ofícios num contexto de aprendizagem no ensino superior e especificamente no contexto do curso de Animação Educativa e Sociocultural.
· Mamede Pedrico, mestre na arte da alvenaria. A sua apresentação consistirá na apresentação do seu ofício.

Sem comentários: