O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Divulgação

A divulgação foi um dos apoios prestados pelo IPP. Assim, enviamos a descrição do nosso projecto ao Instituto que prontamente editou uma nota no seu sítio. Assim como enviou uma nota de impressa para os jornais locais e regionais.
A divulgação passou também pela realização de cartazes a fim de publicitar as duas actividades que constituem o nosso projecto. Neste sentido construímos, primeiramente um cartaz, contudo o mesmo não era representativo da ideia do nosso projecto e por isso construímos um outro, esse sim muito mais explicativo do nosso projecto. A ideia que pretendíamos realçar no cartaz foi a ferramenta comum a todos os ofícios, as mãos. Assim, a imagem no cartaz que imprimimos é a das mãos do tipógrafo, um dos ofícios explorado. No entanto escuressemos bastante o cartaz para não se notasse desmaiado de que oficio se tratava a fim de não dar mais relevância a um do que aos outros.

Sem comentários: