O Projecto " Arte Nossa" nasce pela necessidade de atribuir um novo ênfase às questões dos ofícios tradicionais de Castelo de Vide, uma vez que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se, assim, parte da memória colectiva de Castelo de Vide e, consequentemente, da sua autenticidade.É neste sentido que pretendemos não somente apresentar alguns destes ofícios, como também debatê-los num contexto teórico e numa perspectiva futura.Assim, o projecto incidirá em dois aspectos distintos mas que se complementam: por um lado a mostra de ofícios que será apresentada em pontos específicos da vila que o visitante percorrerá; por outro lado, um debate sobre a importância dos ofícios enquanto manifestações da identidade e autenticidade de Castelo de Vide, bem como promotores de desenvolvimento local.


Mostra Etnográfica

Mostra de Ofícios
No âmbito da Unidade Curricular de Projecto do terceiro ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre desenvolvemos um projecto intitulado “Arte Nossa” que se prende com a valorização dos ofícios Castelovidenses.
Neste sentido, irá decorrer no dia 31 uma mostra etnográfica viva de antigos ofícios. Esta mostra terá a forma de um circuito a começar pelas 10:30 na Praça D. Pedro V junto ao Posto de Turismo e a terminar às 12:30. Durante este período os visitantes terão toda a liberdade de fazer o circuito ao seu ritmo.
Esta actividade inicia-se na Praça D.Pedro V onde as pessoas terão acesso a um folheto informativo sobre o Projecto e com um mapa de onde poderão encontrar outros ofícios. Neste sentido, as pessoas irão circular à vontade podendo aproveitar para dar um passeio pela vila.
Os Mestres e os seus ofícios;
Francisco Viegas
Arte Pastoril
Belmira Branquinho
Bolaria
Esperança Coelho
Trapologia
Carolino Tapadejo
Trabalho em ferro forjado
João Chaves
Barbeiro
Manuel Silva
Tipografo

Cada um dos mestres estará nos locais onde habitualmente trabalha a desenvolve a sua actividade a fim de que os visitantes possam ver o seu ofício e ouvir um pouco sobre ele. Estará também junto de cada mestre um pequeno folheto falando do mestre e do seu ofício.

Sem comentários: